Contabilidade do Futuro
Diante dos inúmeros acontecimentos da atualidade, a corrida pela transformação digital tem sido evidenciada. Isso porque, a forma que vemos o trabalho está mudando completamente, dessa forma atualmente qualquer profissional que execute atividades que possam ser descritas, programáveis e categorizadas terá seus dias contados, pois será substituído por programas computacionais.
Então quer dizer que o contador vai deixar de existir?
Não! Pode respirar aliviado, o contador não irá deixar de existir se ele souber se adaptar a essa transformação digital que estamos passando. Não se fala mais em SPED, realizar lançamentos manuais na contabilidade ou até mesmo digitar produto por produto de uma nota fiscal, tendo em vista que existem diversas soluções para tornar todo esse processo repetitivo automatizado.
A contabilidade do futuro não enfrenta mais esses problemas relacionados as obrigatoriedades. Assim, os contadores se dividem em dois grupos: aqueles que trabalham para entregar valor ao governo (obrigatoriedades da contabilidade) e aqueles que trabalham para gerar valor ao cliente. Os que tem como foco o cliente, vão sobreviver a essa transformação digital, pois estarão direcionados para o sucesso do cliente.
Você já escutou a frase que diz que o contador é um mal necessário?
Os empreendedores costumam reproduzir essas falas por não ver valor no trabalho contábil, assim, eles enxergam como mais uma dependência financeira mensal que evita maiores problemas diante do governo. Em contrapartida, existem os contadores do futuro que sabem exatamente as necessidades do seu cliente e o ajuda na estratégia do seu negócio, a partir da contabilidade traz interpretações de dados essenciais para a saúde daquela empresa.
Logo, a capacidade de analisar e interpretar cenários ou dados têm se tornado essencial para superar os desafios. O grande diferencial dessa contabilidade do futuro, que se torna cada vez mais consultiva, é realmente a forma com que a informação chega ao cliente. Em analogia, o contador é o médico dos negócios, isso porque a partir de toda a informação que ele possui da empresa é possível diagnosticar os principais riscos, oportunidades e prever cenários para ajudar esse cliente.
Sendo assim, ele não se limita a entregar o básico e consegue ir além oferecendo serviços, como: consultoria financeira, gestão tributária, consultoria de estratégia, gestão de fluxo de caixa e BPO financeiro. Com tantas opções de atuação, o contador pode se consolidar com um verdadeiro consultor empresarial.
Afinal, quais são os primeiros passos para o escritório que deseja se direcionar para o futuro?
O contador que está iniciando nessa fase de transformação precisa entender a necessidade de começar da maneira correta. Ou seja, canalizar esforços em pontos que realmente são prioridade para atingir a mudança. Assim, os primeiros passos são:
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Implementação e padronização de processos:
Primeiro é necessário organizar a casa, ou seja, ter controle sobre todos os processos que ocorrem no escritório. Dessa forma, vendo o negócio contábil de cima, será possível gerenciar os prazos e entregas com a qualidade esperada. Assim, as obrigatoriedades, que são o básico da contabilidade, ocorrerá de maneira natural e fluida.
O trabalho de padronização dessas rotinas, deve ser realizado por especialistas que entendam como dar sugestões de melhorias para que o escritório modele sua operação da maneira mais enxuta e eficiente diante de suas limitações.
Para controlar essas atividades cotidianas, no mercado existem ferramentas que possibilitam esse controle, assim é possível identificar as rotinas que já foram concluídas pelos colaboradores e agendar as próximas.
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Relacionamento com o cliente:
Atualmente, os clientes possuem toda a informação que precisam para tomar decisões, como e quando quiser. Dessa forma, focar a cultura de uma organização contábil para o cliente se tornou necessidade quando os gestores perceberam que quando o cliente não obtém sucesso com o serviço que recebe, o escritório é prejudicado.
Uma das principais dores da contabilidade é receber a matéria-prima do cliente de forma correta e completa. Sendo assim, o escritório fica impossibilitado de gerar o que realmente importa para o cliente, que é a informação contábil. Sem essa matéria-prima, fica inviável fornecer uma contabilidade consultiva de análise de dados e cenários.
Logo, fica evidente a necessidade de um setor que controle essas informações e garanta que chegue corretamente na operação. Ou seja, de maneira integrada e digital que facilite a rotina dos colaboradores, facilitando essa transformação digital que tanto falamos.
Além disso, com um relacionamento estruturado será possível acompanhar indicadores de satisfação dos clientes em relação ao serviço prestado, como também identificar possíveis cancelamentos de contrato ou até mesmo os que tem interesse de adquirir novos serviços.
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Marketing e vendas:
Atualmente, antes de comprar algum produto ou serviço grande maioria da população brasileira pesquisa na internet sobre as principais empresas que oferecem essas oportunidades.
Anos atrás poucos escritórios possuíam um processo de vendas estruturado, basicamente, o negócio sobrevivia de indicações de outros clientes. Hoje, um dos grandes diferenciais dos escritórios contábeis da atualidade é o posicionamento da sua marca, como eles se comportam na internet e atraem novos clientes.
Atrelado com o futuro da contabilidade, hoje com a necessidade de crescimento dos escritórios é essencial ter um processo de venda estruturado. Dessa maneira, será possível filtrar os perfis de clientes ideais para os escritórios, trazendo uma venda mais qualificada. Assim, o que seu escritório ganha é um aumente da carteira de clientes, trazendo maior faturamento, e visibilidade do seu negócio.
Além dos 3 pilares citados anteriormente, o escritório deve desenvolver habilidades em seu negócio, para que os colaboradores estejam alinhados ao mesmo propósito, como por exemplo:
- Dedicação ao cliente;
- Visão estratégica dos cenários;
- Relacionamento interpessoal;
- Interpretação de dados.
Portanto, nesse momento existe uma corrida voltada a transformação digital, aonde os escritórios começam a se dedicar a centralizar seus esforços na geração de valor. Por fim, para que o escritório passe por essa mudança, de maneira saudável, é preciso entender que a busca da melhoria contínua é o melhor caminho para alcançar a contabilidade do futuro.