Por que implementar um setor de relacionamento em um escritório de contabilidade?

MAIS UM SETOR?

Você deve estar bastante curioso quando viu essa pergunta. Mas como? Um escritório de contabilidade é bastante operacional, ele precisa de um setor fiscal, pessoal e contábil e o próprio operacional é quem realiza o atendimento aos clientes, pois é mais rápido.

E aí que está o grande problema. Deixa eu te passar um pouco do contexto para que a gente consiga entrar num entendimento.

HOJE AS EMPRESAS POSSUEM UMA CULTURA VOLTADA PARA O CLIENTE

Não é a toa que com toda a globalização e a facilidade das pessoas se comunicarem através das redes sociais, as empresas começaram a aderir para uma proximidade maior com seus consumidores.

Temos um exemplo do site Reclame Aqui, que foi criado justamente para as pessoas informarem de uma forma pública as ocorrências ruins que tiveram com as empresas.

Imagine então se você está procurando um contador na sua cidade, e colocar no site “Reclame Aqui” e ela aparecer ranqueado em primeiro lugar das piores empresas?

Com certeza, você não será cliente dela.

PARA UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE ISSO NÃO É DIFERENTE

Não é novidade também que a demanda para um escritório de contabilidade é extremamente alta.

E se você que estiver lendo esse artigo não for da área, entenda que realmente é bem puxado. São muitas situações que ocorrem que faz com que a operação contábil seja bastante turbulenta.

Além das obrigações mensais com prazos a serem cumpridos, existem também as demandas eventuais dos clientes todos os dias para serem resolvidas que normalmente são prioridades e urgentes na visão deles.

Acontece que para a contabilidade ser realizada de forma completa e as informações serem enviadas para o governo da maneira mais rápida possível, a contabilidade precisa ter em mãos todas as informações necessárias dos clientes. Porém, como ela atualmente é terceirizada (ou seja, não é existe uma equipe interna na empresa para cuidar da contabilidade), ela precisa dessas informações no início do mês para cumprir todas as obrigações legais e enviar as guias para a empresa pagar.

Portanto, todo mês existe uma certa “cobrança” da contabilidade para o cliente em ter todos esses documentos, e as vezes isso não é bem visto pelas empresas pois ela está pagando a contabilidade para não ter “trabalhos burocráticos”.

O SETOR DE RELACIONAMENTO COMO SOLUÇÃO

É aí que entra o relacionamento com o cliente. Quando se tem entregas para a empresa com algo mais voltado aos números e realidade dos clientes, eles adquirem mais confiança e proximidade com o serviço da contabilidade.

Mas isso não pode ficar na mão da operação, precisa ser o foco de um setor especializado para as demandas de atendimentos reativas e proativas. O cliente precisa saber com quem falar quando liga para o escritório.

Normalmente é com o dono, que também precisa dar ouvidos aos clientes em suas demandas, mas principalmente quando é algo relacionado ao cotidiano, isso precisa ser centralizado e organizado, para que o cliente tenha a melhor resposta no melhor tempo.

E o relacionamento proativo, que faz as entregas dos resultados da contabilidade todo mês para o cliente.

CONTABILIDADE TODO MÊS?

É isso mesmo.

Com o setor de relacionamento você conseguirá entregar a contabilidade todo mês para seu cliente, utilizando todas as tecnologias necessárias de uma contabilidade digital isso é claramente possível.

Se quiser saber mais como a nossa consultoria pode te ajudar a implementar um setor voltado para o relacionamento com seu cliente da contabilidade, entre em contato conosco!