Dicas para potencializar seu escritório contábil

Pesquisando no Google Trends, tive a curiosidade de saber qual o termo mais pesquisado nos últimos dois meses entre Contabilidade Digital e Contabilidade Online.

Só para contextualizar, existe um abismo de diferença entre esses dois termos que a maioria das pessoas que são da área ainda não estão sabendo distinguir. Vou tentar simplificar ao máximo

  • Contabilidade Online:
    • Aquele “Self-Service”. A responsabilidade das informações é do cliente. Não há interação humana do Contador e nem perfil Consultivo. Atendem bem perfis de MEI.
  • Contabilidade Digital:
    • Aspectos de redução de custo operacional do escritório, educação do cliente e inserção mais profunda do negócio do cliente.

Quando falamos de evolução da contabilidade, estamos querendo dizer que o Contador será obrigado a transformar seus clientes em “clientes digitais”. Os clientes digitais terão mais facilidades de entender o negócio da contabilidade e terão o benefício de um parceiro consultor tributário e de negócios mais participativo na sua empresa.

Voltando a pesquisa realizada, constatamos que nos últimos 12 meses, houve mais buscas de Contabilidade Online do que Contabilidade Digital. A classe contábil sofreu um “medo” muito grande nesse último ano devido ao boom desse modelo. Realmente precisa ter medo aqueles contadores que não oferecem serviços que agreguem valor ao negócio de seu cliente, mas aqueles que estão preocupados em fornecer uma experiência incrível para seus clientes e qualidade num serviço de consultoria, garantindo todo o processo produtivo da operação contábil, está trilhando o sucesso daqui a 5 ou 10 anos.

Diante disso, dou 3 pequenas dicas para você mudar a mentalidade a partir de agora em seu escritório de contabilidade e partir pra cima do futuro:

  • Cliente é o REI é uma frase clichê. Ele não precisa ser o REI, ele precisa ser CLIENTE. Ele apenas espera o que é gerado de expectativa nele. Descubra o que ele está precisando e ofereça uma experiência para ele atingir essa expectativa. A trilha da experiência e o resultado que o cliente deseja é a chave para a fidelidade.
  • Gestão dos Processos nunca foi tão forte recentemente. Para o escritório de contabilidade precisa ser o coração. Processos é sinônimo de garantia de um resultado. A operação da contabilidade é burocrática e hoje pode ser todo otimizado, utilizando o mínimo de pessoas possíveis. Crie processos, valide, teste e monitore tudo e todo tempo. Em todo processo, qualquer coisa pode ser otimizada, seja com tecnologia ou pessoas.
  • Tenha pessoas em sua equipe que sintam a sede de problemas. Eles precisam ter em mente que os clientes em todo tempo terão problemas e eles vão precisar de pessoas que compreendam o momento e tentem discutir isso para chegar numa solução. Tenha pessoas em sua equipe que tenham o mesmo objetivo da organização, e esse objetivo precisa ser totalmente ligado a experiência de seu cliente.

Um breve texto, mas acredito que de grande valia para organizações contábeis que querem prosperar a partir de agora. Infelizmente quem não tiver uma mentalidade voltada para tecnologia, pessoas e processos não irá aguentar muito tempo com a concorrência ou com custo operacional.